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Treinar por saúde ou performance
01.02.19

Treinar por saúde ou performance

Vejo aqui no grupo dois tipos básicos de corredores entrando em atrito, de um lado a galera da saúde e do outro a galera da performance, abri um post lembrando o pessoal que são duas faces da mesma moeda, com um texto menos simplista espero sanar duvidas básicas de ambos os lados apesar que tenho certeza de ainda ver atritos semanais.
Primeira coisa, não importa de qual lado você esteja seja saúde ou performance, você pode treinar orientado ou ser autodidata ambos são dois lados da mesma moeda, quando você realmente treina ou seja provoca quebra de homeostase você gera stress metabólico ou mecânico ambos os grupos em seus treinos vão buscar justamente isso, não importa o que você busca seu treino deve ter o mínimo de volume x intensidade suficiente para provocar a quebra de homeostase e a consequente resposta metabólica e hormonal gerando a famosa adaptação ou ajuste como alguns autores gostam de chamar.
Ambos podem treinar orientados ou ser autodidata, devem gerar o mínimo de stress para provocar adaptação ou vão permanecer em um platô, também vão utilizar de métodos de treinos como rodagem, fartleck, intervalado e longo, mas o quê realmente vai diferenciar os dois grupos?
Simples e o norteador ou benchmark apesar de ambos os grupos se enxergarem de forma tão antagônica apenas isso vai separar ambos, quem corre por performance tem apenas dois norteadores para usar a colocação em uma prova ou resultado de uma prova para quem corre por saúde a gama de norteadores e muito maior pressão arterial, glicose, percentual de gordura, pccq, colesterol, triglicérides e o famoso Vo2 max, qualquer um desses que você melhore e um indicador de eficiência do treinamento.
Para você que corre por saúde aconselho utilizar o Vo2 max como norteador, de acordo com ACSM e OMS em níveis superiores a possibilidade de problemas coronarianos e pulmonares e extremamente reduzida, a você que corre por performance aconselho também dar uma olhada na tabela, seu Vo2 max deve ser muito maior que o mínimo do nível excelente.
Antes que alguém venha citar Aubrey de Grey dizendo que corrida acelera o processo de envelhecimento vamos lembrar um pequeno detalhe, em seus estudos Aubrey cita processos que aceleram a degeneração mitocondrial e o exercício físico melhora a qualidade funcional das mitocôndrias
Cref 032834-G/MG

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