(31) 9913-50996
Notícias
Mulheres na maratona
06.03.20
Guilherme Victor Cref 032834-G/MG

Mulheres na maratona

A maratona foi disputada ininterruptamente nos Jogos olímpicos por mais de oitenta anos, apenas como uma prova masculina. Não se imaginava que as mulheres fossem capazes de correr a distância. A primeira maratona olímpica feminina, foi disputada em Los Angeles 1984.
Fora dos jogos olímpicos a primeira maratona reconhecida pela IAAF, (atualmente World Athletics) foi do campeonato europeu de atletismo de 1982, disputada em Atenas local onde aconteciam os jogos da antiguidade, e vencida pela portuguesa Rosa Mota.
Até a primeira maratona em 1982, as mulheres participaram extraoficialmente de diversas maratonas, mostrando sua capacidade de correr a distância.
A primeira mulher tida hoje como maratonista, foi a francesa Marie-Louise Ledru, que em 1918 completou o Tour de Paris Marathon em 5h40m e chegou na 38ª colocação. Mas oficialmente, a World Athletics reconhece a inglesa Violet Piercy como a primeira, com sua marca extraoficial de 3:40:22 na Polythechnic Marathon, entre Londres e Windsor, na Inglaterra em 1926. Como também, a primeira recordista mundial da distância para mulheres.
O caso mais emblemático de participação extraoficial feminina em maratonas foi de Kathrine Switzer, em 1967 na maratona de Boston. Sua participação foi marcada por ter como algoz Jock Semple (oficial de esportes que tentou impedir no meio do percurso que Katherine finalizasse a prova), que foi ajudada por outros atletas e completou a prova.

Quer realizar o sonho de sua primeira maratona? Clique aqui

Referências

World Best Progressions- Road». Association of Road Racing Statisticians.

«European Championships: Athens 1982, women's results». athletix.org.

«12th IAAF World Championships In Athletics: IAAF Statistics Handbook. Berlin 2009.»

Comente essa publicação